Com o início de vários eventos desportivos globais e o objectivo de incutir aos adeptos a preferência por transmissões oficiais e a compra de produtos autorizados, o EUIPO lança a campanha “Play Fair”, apelando para a não violação de Direitos de Propriedade Intelectual (DPI).
De acordo com um estudo recente levado a cabo pelo EUIPO, a contrafacção tem graves consequências económicas e sociais. As perdas de receitas e a destruição de postos de trabalho na União Europeia são um facto em vários sectores, nomeadamente do vestuário, dos cosméticos e dos brinquedos. Acresce ainda que as empresas produtoras de artigos oficiais sofrem danos relacionados com a sua reputação, em consequência da produção e comercialização de cópias de menor qualidade dos seus produtos, fazendo com que haja um aumento do cepticismo nas economias europeias acerca da solidez do investimento na inovação e ameaçando também, deste modo, o desenvolvimento sucessivo de uma economia saudável.
São vários os DPI que protegem diferentes aspectos dos principais eventos desportivos que acontecem em todo mundo, especificamente e entre outros, desenhos ou modelos que protegem o aspecto estético de um produto, como é o caso do calçado, equipamentos oficiais e bolas usadas nas competições, para além da protecção procurada pelos jogadores através do registo de marcas, como são exemplo Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, entre muitos outros jogadores titulares de DPI.