Sendo a Propriedade Intelectual um dos grandes motores da Economia, faz todo o sentido que tenha um dia próprio.
É verdade, hoje dia 26 de Abril comemora-se mundialmente o dia da Propriedade Intelectual, que em boa hora a WIPO/OMPI – Organização Mundial da Propriedade Intelectual estabeleceu já em 2000.
Naturalmente, a designação desta data não foi deixada ao acaso, foi escolhida simbolicamente por ser a da entrada em vigor da Convenção da OMPI em 1970.
Sendo o tecido empresarial português essencialmente constituído por PMEs, podíamos aproveitar para dizer que este ano, este dia 26 de Abril é de Portugal por ser dedicado às Pequenas e Médias Empresas, o coração da nossa economia.
As PMEs representam cerca de 90% das empresas em todo o mundo. Em Portugal essa percentagem sobe para os 99,9% sendo que, de acordo com a Pordata, 96% são micro empresas. Ou seja, a quase totalidade do nosso tecido empresarial é constituída por empresas com menos de 10 trabalhadores e com um volume de negócios anual ou balanço total não superior a 2 milhões de euros.
Felizmente, muitas PMEs desenvolvem-se, transformando-se em grandes empresas.
Está provado que aquelas que usam activamente o sistema de Propriedade Industrial para proteger a sua inovação, são as que se tornam mais sólidas e competitivas, criando simultaneamente mais postos de trabalho.
Apostar na inovação e na Propriedade Industrial é criar valor!
A retoma da economia que todos desejamos tem, assim, necessariamente, de vir aliada à preocupação de defesa e valorização da Propriedade Intelectual.
Essa é a principal preocupação com a criação desta plataforma digital, que pretende ser um agregador de notícias e artigos, jurídicos e técnicos, do mundo da PI, com principal ênfase nas concretizações nacionais.