5 de Junho de 2021 // pca-admin

Dia Mundial Anti-Contrafacção

Tempo de Leitura //

Contrafacção um fenómeno altamente prejudicial

Em 2020, um relatório sobre as infracções dos direitos de Propriedade Industrial, realizado em conjunto pela EUIPO – European Union Intellectual Property Office e pela OCDE revelava que na União Europeia e devido à contrafacção e à pirataria são perdidos, anualmente, 15 mil milhões de euros de receita pública.
O mesmo estudo identificou que só em Portugal as perdas ascendiam a 331 milhões de euros, tendo a PSP divulgado que 97% dos produtos contrafeitos, registados, apresentavam ameaças graves para os consumidores.
As repercussões deste fenómeno são altamente prejudiciais, não só para a economia como igualmente graves para o consumidor, principalmente quando estão em causa produtos que colocam em risco a sua segurança e a saúde publica.

As opiniões e pontos de vista expressos nesta plataforma digital são exclusivamente dos seus autores. Estas opiniões e pontos de vista não representam necessariamente os da Pereira da Cruz e Associados - Sociedade de Advogados, R.L. ou da J. Pereira da Cruz, S.A., e dos seus funcionários ou de quaisquer colaboradores desta plataforma digital.
Os mesmos também não consistem em aconselhamento jurídico ou técnico, pelo que aconselhamos a contactarem um advogado e/ou agente oficial da propriedade industrial, caso tenha alguma dúvida ou questão quanto a estas matérias.