21 de Março de 2024 // pca-admin

Recomendação para combater a contrafacção e melhor proteger os direitos de propriedade intelectual (DPI)

Tempo de Leitura //

A Comissão Europeia (CE) desenvolveu uma iniciativa designada por “EU toolbox against counterfeiting”, cujo objectivo é o reforço da colaboração entre os titulares de DPI e as autoridades de execução.
Nos próximos três anos a CE, em conjunto com o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), prevêem encetar, neste seguimento, diversas iniciativas estratégicas com vista ao combate da contrafacção.
Para levar a cabo esta acção, as entidades intervenientes desenvolveram uma série de recomendações, ferramentas e acções para que as empresas possam proteger e aplicar melhor os seus activos intangíveis, entre as quais destacamos as seguintes:

  • Adaptação de novos procedimentos para combater as novas práticas de contrafacção;
  • Reavaliação e eventualmente proceder a um aumento das sanções máximas aplicáveis às infracções penais graves em matéria de PI;
  • Reforço no papel das autoridades, que fiscalizam para que, deste modo, continuem a detectar e, consequentemente combater a contrafacção;
  • Avançar com práticas que permitam o armazenamento e destruição mais rápidos e mais económicos e ecológicos dos artigos contrafeitos;
  • Em termos de ferramentas recomendadas pela CE para as PME, destacamos o Voucher IP Scan Enforcement, disponibilizado pelo Fundo PME EUIPO a partir de 2 de Abril 2024, e cujo principal objectivo é o aconselhamento às PME nos casos em que os DPI sejam violados, alvo de acusações de violação por parte de terceiros, ou que corram um risco elevado de infracção.

Ver mais sobre estas recomendações.

As opiniões e pontos de vista expressos nesta plataforma digital são exclusivamente dos seus autores. Estas opiniões e pontos de vista não representam necessariamente os da Pereira da Cruz e Associados - Sociedade de Advogados, R.L. ou da J. Pereira da Cruz, S.A., e dos seus funcionários ou de quaisquer colaboradores desta plataforma digital.
Os mesmos também não consistem em aconselhamento jurídico ou técnico, pelo que aconselhamos a contactarem um advogado e/ou agente oficial da propriedade industrial, caso tenha alguma dúvida ou questão quanto a estas matérias.