19 de Agosto de 2023 // pca-admin

🖼 Dia Mundial da Fotografia

Tempo de Leitura //

Há 181 anos, em 1839, a Academia Francesa de Ciências reconheceu mundialmente a invenção de Louis Daguerre – o daguerreótipo (o antecessor da câmara) – assinalando assim o dia Mundial da Fotografia.
Embora a era digital tenha banalizado as fotografias, sendo estas uma criação da mente humana, não deixam de ser consideradas obras intelectuais e como tal a sua protecção está tutelada legalmente no âmbito da propriedade intelectual.
Deixamos alguns factos curiosos sobre fotografias:

  1. Em 1900 foi construída a maior câmara fotográfica do mundo, que tinha 4 metros de comprimento e pesava 640 quilos;
  2. A fotografia de Einstein a mostrar a língua, os Beatles a atravessar a Abbey Road e a Menina Afegã são consideradas as três fotografias mais famosas do mundo;
  3. Steve Sasson foi o responsável pela criação da primeira câmara digital do mundo. Invenção que desenvolveu no laboratório da Eastman Kodak Company em 1975.
As opiniões e pontos de vista expressos nesta plataforma digital são exclusivamente dos seus autores. Estas opiniões e pontos de vista não representam necessariamente os da Pereira da Cruz e Associados - Sociedade de Advogados, R.L. ou da J. Pereira da Cruz, S.A., e dos seus funcionários ou de quaisquer colaboradores desta plataforma digital.
Os mesmos também não consistem em aconselhamento jurídico ou técnico, pelo que aconselhamos a contactarem um advogado e/ou agente oficial da propriedade industrial, caso tenha alguma dúvida ou questão quanto a estas matérias.