27 de Janeiro de 2024 // pca-admin

Dia Internacional do Vinho do Porto | 27 de Janeiro

Tempo de Leitura //

O Vinho do Porto representa Portugal no mundo, sendo também um produto essencial da economia nacional. A história dos vinhos do Porto tem a sua génese na região do Douro, no norte de Portugal. Em 1675 a Denominação Porto foi verdadeiramente reconhecida, sendo o seu nome originário da célebre cidade portuária que já efectuava expedições destes vinhos para o resto do mundo.

Em 1756, a região demarcada do Douro foi delimitada e regulamentada, criando-se, desta forma, a primeira c. Em 1971, mais concretamente no dia 28 de Outubro, é solicitado o registo da denominação de origem Vinho do Porto.

A ligação entre a Propriedade Industrial e o Vinho do Porto é já antiga, quer através do registo da denominação de origem Vinho do Porto, quer através do registo de marcas e protecção de patentes relacionadas, por exemplo, com processos de produção, métodos de tratamento, entre outros.

O Vinho do Porto alcançou, tanto no mercado nacional como no internacional, notável prestígio, reputação e notoriedade, estando algumas marcas nacionais posicionadas em segmentos de luxo em determinados mercados. Este é um sector que não pára de crescer, de inovar, de se reinventar.

As opiniões e pontos de vista expressos nesta plataforma digital são exclusivamente dos seus autores. Estas opiniões e pontos de vista não representam necessariamente os da Pereira da Cruz e Associados - Sociedade de Advogados, R.L. ou da J. Pereira da Cruz, S.A., e dos seus funcionários ou de quaisquer colaboradores desta plataforma digital.
Os mesmos também não consistem em aconselhamento jurídico ou técnico, pelo que aconselhamos a contactarem um advogado e/ou agente oficial da propriedade industrial, caso tenha alguma dúvida ou questão quanto a estas matérias.